14/12/2017 Blog 0 Comentários

A relação da bolsa feminina com a mulher

A bolsa feminina pode ser considerada uma peça mágica. Por diferentes pontos de vista, esse acessório representa muito mais do que sua função prática e está presente no dia a dia das mulheres por inúmeras razões. Razões que podem mostrar muito mais do que uma tendência da moda, e ao mesmo tempo podem criar ainda mais mistério em volta do universo feminino. 

Usando a comparação para tentar explicar o que é a bolsa feminina: quando um homem procura um acessório para além das roupas básicas, geralmente ele se atém à sua função prática, carteiras e cintos são exemplos disso. Já quando se fala de um acessório para a mulher, muitas outras funções podem estar inseridas no contexto, funções que os homens nem enxergam. 

Esta pode ser uma tentativa de aproximar o que a bolsa feminina pode representar. Entretanto, muito mais do que isso, a bolsa feminina está tão intrinsecamente atrelada ao universo da mulher que é comum ouvir máximas como “Você conhece a mulher pelo que ela carrega na bolsa”, e isso pode ser verdade. 

(Sobre a questão funcional, talvez, o mais próximo dessa praticidade mais função estética seja o boné ou chapéu: um acessório comum ao universo masculino e que, mesmo quando sua função é desnecessária, ele ainda pode fazer presente para mudar o visual). 

O perfil da mulher e o que ela carrega na bolsa feminina 

Em um consenso geral, a mulher é comumente mais cuidadosa e ansiosa, antevendo ocasiões, criando necessidades e se preocupando apenas com possibilidades. Esse conjunto de características pode fazer com que a mulher se prepare para situações e carregue na sua bolsa tudo aquilo que solucionará esses possíveis problemas, exemplo:  

  • Remédios diversos para “caso” surja uma dorzinha inconveniente (só aí, já significa antitérmico, antialérgico, analgésicos, entre outros); 
  • Maquiagem (sempre!), para uma possível mudança de planos e o visual precise ser alterado; 
  • Peças de roupas reservas (no carro, quase sempre); 
  • Produtos de higiene, como álcool em gel, lenço umedecido, cremes para as mãos; 
  • E muitas outras possibilidades. 

De fato, o único limite para uma mulher utilizar um item em sua bolsa é o espaço físico, já que alguns modelos simplesmente não podem carregar objetos maiores ou muitos objetos pequenos. 

Mas, a mensagem que fica nas entrelinhas é que, através dos objetos que se encontra na bolsa de uma mulher, percebe-se que tipo de pessoa ela é, exemplo: uma bolsa com vários compartimentos, onde os itens são separados por categorias diversas (tamanho, função, cor) pertencem a uma mulher organizada. Ao mesmo tempo, se há mais remédios que quaisquer outros itens, pode se tratar de uma mulher hipocondríaca e assim por diante. 

Os tipos de bolsa feminina e suas influências 

Ao mesmo tempo que o conteúdo pode ajudar a identificar o perfil de uma mulher, o tipo de bolsa também mostra o comportamento dela em relação ao ambiente. Muitos tipos de bolsas são desenvolvidos para situações especificas. Um exemplo prático é ver as diminutas bolsas clutchs (se você não conhece, é aquela bolsa de mão, que parece mais uma carteira). Esse modelo é comumente encontrado em festas e celebrações diversas, como casamento, festa de empresa ou bares e danceterias nas noitadas. A mensagem por trás da bolsa clutch é básica: nela, a mulher está mais à vontade, sem tantas preocupações e carregando apenas aquilo que é necessário para a ocasião: não há espaço para remédios, ferramentas, roupas reservas ou qualquer outra coisa, o conteúdo é um documento, a chave de casa o celular, o cartão de crédito e, claro, um batom. 

Nesta ocasião, tal bolsa faz sentido, porém, a mulher que vai até uma dessas ocasiões e deliberadamente escolhe uma bolsa diferente, como uma bolsa tote (ou bolsa sacola), mais do que quebrar o paradigma da moda que direciona qual tipo de bolsa usar de acordo com a ocasião, mostra que essa mulher pode não se preocupar com tendências, padrões e regras que tentem dizer como ela deve se comportar. Claro, esta é uma das possíveis leituras com relação a isso, mas o fato é que através de um acessório como a bolsa feminina, é possível ter essa leitura de comportamento. 

Mas a “leitura” pode ir além, já que bolsas femininas também são capazes de expressar o status e os gostos da mulher: uma bolsa feita de couro animal, por exemplo, pode apresentar uma pessoa que se preocupa mais com o aspecto de algo do que com a essência, já que não se importa em apresentar um objeto que é feito de origem animal, muitas vezes, exclusivamente para expressar glamour. 

Ao mesmo tempo, uma grife famosa, que conta com peças custando muitas centenas ou milhares de reais (ou dólares, para ser ainda mais caro), marca presença apenas por seu logo estampado em uma bolsa, mostrando que aquela mulher tem poder aquisitivo para tal. 

Todas essas leituras, no entanto, mostram que a bolsa feminina é um elemento que está além da moda, e faz parte da própria cultura do universo da mulher.  

Compartilhe: