04/05/2017 Blog 7 Comentários

Por que todas amam a bolsa transversal ou tiracolo?

A tão amada bolsa transversal continua em alta e parece que voltou para ficar. Com muitas vantagens para compor o visual feminino, este modelo de bolsa feminina continua fazendo a cabeça tanto das it girls, das fashionistas mais influentes e também do grande público na rua. Talvez você também adore usar uma bolsa transversal e nem tenha percebido o motivo. 🙂

Sendo assim ou não, aqui você vai saber algumas razões do porquê de todas nós amarmos este modelo tão querido.

Primeiro de tudo, a bolsa transversal ou tiracolo é um clássico

A bolsa transversal é interessante desde sua origem. Quem a usa hoje em dia às vezes nem imagina como essa peça tão comum surgiu, mas sua história remonta a uma época conturbada. Quando a Segunda Guerra Mundial veio ao fim, no ano de 1945, o papel da mulher, na sociedade, estava em transformação e a mão de obra feminina teve um grande crescimento. Essas mudanças afetaram diretamente o mundo da moda, apresentando roupas e acessórios que mostram mais praticidade e agilidade ao dia a dia.

Foi neste período que ninguém menos que a genial Coco Chanel mostrou uma bolsa diferente, prática e diminuta, para carregar apenas o que era essencial e, principalmente, oferecer maior mobilidade através de suas alças compridas, permitindo que as mãos ficassem livres para realizar outras tarefas sem embaraço. Aqui nasceu a primeira bolsa tiracolo.

Depois disso, com o passar dos anos, a bolsa foi ganhando cada vez mais espaço e seu uso nos ombros (a tiracolo) ou passando pela fronte (transversal) nunca mais saiu de moda.

Versatilidade da bolsa transversal: ela combina com vários looks

A bolsa transversal ou tiracolo na verdade é quase um conceito, já que há diferentes tipos de bolsas que se comportam dessa maneira. Os primeiros modelos eram pequenos, do tamanho e formato de uma bolsa clutch, porém com as alças compridas, mas o tempo fez com que muitas outras variações fossem adicionadas ao estilo e hoje é fácil encontrar bolsas transversais de diferentes tamanhos e formatos.

Isso significa que há opção para usar uma bolsa transversal em praticamente qualquer ocasião. No dia a dia do trabalho, numa festa elegante, em um evento noturno ou num passeio informal, pode ter certeza que sempre será possível usar uma bolsa transversal.

Claro que isso não significa que você pode colocar qualquer uma delas e apenas botar no visual, né, querida? Exatamente por ter tantas opções, você precisa combinar os estilos, as cores, e o material.

Usando a bolsa transversal de diferentes modos

A primeira coisa que você precisa colocar na sua cabeça é: a bolsa deve estar em harmonia com o seu corpo. Parece mantra de budista, mas não é. A verdade é que o volume da bolsa transversal precisa combinar com o seu corpo evitando criar um excesso em sua silhueta. Um exemplo simples: se você tem quadris largos, evite colocar a bolsa a tiracolo na lateral exatamente na altura dos quadris.

Por que não? Simples, o seu quadril vai ficar ainda maior e vai chamar uma atenção maior do que a sua composição. Essa falta de harmonia salta os olhos e acaba por ocultar toda a sua produção.

Então, o que fazer? Bom, a bolsa pode ser usada de várias maneiras e uma delas é colocá-la na frente ou nas costas do corpo, usando a como uma bolsa transversal

Outra questão que muitas meninas vivem com griladas é com relação ao tamanho dos seios. Quem tem os seios grandes geralmente fica com medo de usar a bolsa transversal, já que a alça pode ressaltar ainda mais. A verdade, minha amiga, é que você não precisa ter medo. O que realmente pode marcar seus seios é o tamanho do decote. E, dependendo do decote, as alças vão aumentar a exposição.

Neste caso, o conceito é o mesmo: se você exagerar, toda a construção do seu look vai por água abaixo, pois a atenção da composição fica em segundo plano. Sendo assim, você pode usar sem medo uma bolsa transversal com alças mais fininhas, e só precisa estar segura de si com relação a se sentir bem com o visual.

A tiracolo, a bolsa pode ajudar a disfarçar o tamanho

 

Sim, a bolsa tiracolo ainda pode fazer um agrado a mais: se você é baixinha e quer dar aquela enganada na altura, além do salto, regular alça na lateral do corpo pode dar o efeito desejado. Claro que isso também não é tão simples e não vai fazer milagre, mas, dependendo da roupa que você está utilizando e dependendo do tamanho da bolsa, você pode achar uma medida para “aumentar” ou diminuir o seu tamanho.

 

 

 

 

 

O segredo é testar em frente ao espelho mesmo, mas lembre-se que a recomendação da bolsa tiracolo é de que ela fique sempre na altura da cintura, se você a colocar em algum lugar muito diferente disso, o resultado pode ser no mínimo estranho.

 

 

 

Leia também:

Compartilhe: