30/10/2017 Blog 0 Comentários

Bolsas femininas também dão personalidade no estilo vintage

As composições de moda vintage são aquelas que, em algum momento do passado, já foram grandes sucessos entre o público feminino e agora voltam com tudo. Podemos citar alguns exemplos de tendências vintage, como, os óculos aviadores ou gatinhos que eram muito usados na década de 50 e a calça boca de sino que foi febre nos anos 70. Ambas particularidades da moda voltaram a ser verdadeiros hits nas últimas estações. E as bolsas femininas também foram e ainda são grandes alvos da moda vintage.

Neste contexto, as bolsas femininas, peças que não podem faltar no visual de todas as mulheres, são acessórios presentes nas composições de quem deseja arrasar com produções inspiradas no estilo vintage. As bolsas conseguem expressar por meio do tecido, das cores e do formato todas as características de tendências antigas.

Modelos de bolsas femininas vintage

Bolsa feminina carteiro – vintage

Talvez ninguém imaginasse que um modelo de bolsa utilizada pelos carteiros para guardar correspondências se tornasse uma marca tão forte da moda. A carteiro é fabricada em material de couro e possui formato quadrado, geralmente, em tamanho grande ou médio. O acessório também tem uma sobreposição de tecido (couro) que serve para dar mais charme, além disso, formar um fecho seguro.

A alça longa é confeccionada para que a bolsa seja usada na posição transversal ou ainda na lateral do corpo. As bolsas femininas “carteiro” eram muito usadas nos anos 80 e influenciavam o estilo hippie. Hoje compõem ou complementam todo tipo de look casual ou despojado.

bolsa-monica-sanches

Bolsa feminina clutch – vintage

A chamada bolsa clutch corresponde ao modelo pequenino utilizado em grandes festas de gala. A invenção dessa variação de bolsa feminina foi feita pela grande estilista Coco Chanel, em meados de 1929. A intenção era criar um modelo que pudesse fazer com que as mulheres carregassem todos os pertences de modo prático e leve.

As bolsas femininas “clutch” são confeccionadas em formatos retangulares, quadrados e, às vezes, redondos. Elas ainda apresentam imensa variação de material de tecido ou de couro; monocromáticos, coloridos ou estampados; bordados de joias, renda ou de pedrarias e muito mais. As “clutch” também foram uma verdadeira febre nos anos 80 e 90 e, atualmente, voltaram a ter sentido muito importante para looks mais elegantes e formais.

lona_marfim

Bolsa feminina baú – vintage

A bolsa baú é mais um clássico moderno. O formato arredondado, bem semelhante a um baú, garante a singularidade e o charme da peça. As aças curtinhas são pensadas para que as mulheres carreguem o acessório nos ombros ou ainda pelas mãos (composição mais a tiracolo). As bolsas femininas baú se tornaram sinônimo de graça e sucesso por conta da confecção da grife Louis Vitton, além disso, o modelo foi usado pela atriz Audrey Hepburn nas cenas do filme “Bonequinha de luxo” (1961). Hoje em dia, a mulherada pode contar com essa variação de bolsa para compor looks casuais, formais ou informais. É possível encontrar modelos de todas as cores e estampas.

bolsa-bau

 

Bolsa feminina tiracolo pequena – vintage

Podemos dizer que as bolsas femininas “tiracolo pequena” são evoluções dos modelos “clutch”. A grife Coco Chanel já tinha experimentado o grande sucesso causado pelos pequenos acessórios que as mulheres carregavam pelas mãos. Mas ainda faltava a consagração de inventar peças que pudessem deixar as mãos livres sem comprometer a beleza e a elegância. Foi então que, em 1955, a marca lançava estilos de bolsas pequenas, mas com alças de correntes douradas. Com o passar dos anos, outras marcas e a própria Chanel lançaram outros modelos com cores, materiais e alças diferentes. O estilo vintage faz com que as mulheres possam arrasar nos looks formais, casuais ou chiques da atualidade.

tiracolo

 

Como escolher uma bolsa feminina vintage?

Antes de comprar sua linda bolsa vintage, é preciso ter a certeza de que o tamanho do acessório é ideal para o seu corpo, ou seja, que não vai causar desequilíbrio no visual. Por exemplo, mulheres que têm a região do quadril muito avantajada, devem preferir as bolsas clutch ou ainda ajustar as alças da bolsa carteiro para que o acessório fique até a linha da cintura. Esse cuidado faz com que o visual do corpo encontre equilíbrio.

Outro ponto muito importante é combinar a composição da bolsa com a ocasião, por exemplo, uma bolsa baú combina com o ambiente de trabalho, já a bolsa clutch é uma opção melhor para casamentos e coquetéis. Quem quer apostar no estilo vintage também tem que estar atenta às cores. Nada de vestir cada peça da roupa de uma cor e escolher outra diferente para a bolsa.

Se por acaso você preferir looks estampados, uma grande aposta para o verão 2018, lembre-se que a bolsa precisa ter uma das cores da estampa.  Procure sempre harmonizar os tons, caso tenha muitas dúvidas, aposte nas cores preto, marrom e nude que ficam ótimas com tudo. Todas essas dicas certamente vão fazer você arrasar com as bolsas femininas vintage.

 

Compartilhe: